Confira 5 dicas para organizar o estudo durante a quarentena:

24/06/2020 11:38

 

 

1. Estabeleça horários para o estudo

Essa é uma das medidas mais importantes para que a rotina seja efetiva, afinal, se cada dia tiver um horário diferente, a rotina não se consolida. Uma dica é montar um painel com os horários para que a criança consiga visualizar e se organizar. Além dos horários, também é importante montar um calendário com definição dos conteúdos que serão estudados no período.

 

2. Separe e organize um lugar na casa apenas para o estudo

O ideal é que se tenha um cômodo ou um canto mais reservado na casa para que a criança não se distraia enquanto estuda. Porém, isso nem sempre é possível, então, o importante é definir um local ou espaço fixo para os estudos, mesmo que seja, por exemplo, a mesa da cozinha. O importante é que esteja limpo, organizado e que não tenha muito barulho ou distrações ao redor, caso contrário, a criança pode não conseguir se concentrar.

 

3. Monte o cronograma da rotina junto com a criança

É importante envolver a criança no planejamento, desse modo, ela conseguirá entender o que foi programado e os motivos, sendo incentivada a participar e a cumprir o que foi acordado. Explique que os estudos são importantes e que ela está em casa por uma questão de segurança e de saúde. 

 

4. Recompense bons comportamentos

Os novos hábitos de estudo demandam empenho por parte da criança, por isso, recompense o seu bom comportamento. Isso se chama reforço positivo, que é uma estratégia simples e eficaz para estimular a repetição de certas ações. Ele pode ser feito de várias maneiras, com elogios ou mesmo com recompensas. 

 

5. Converse e discuta com a criança sobre o conteúdo que está sendo estudado

A presença do professor é importante para a efetivação do conteúdo. Na sua ausência, seja você mesmo um intermediador do conhecimento. Mesmo que você não tenha a formação adequada, cabe perguntar para a criança o que ela entendeu sobre o conteúdo e, se necessário, tirar as dúvidas. Assim, ela se sentirá amparada e confiante para seguir com as leituras e os exercícios.
 
 
Fonte:melhorescola.com.br
 

 

Voltar

 

  

 

Contato

Colégio Liceu Paulo Freire
Av. Felipe Chediack, n° 251 - Residencial São Jorge
São Joaquim da Barra/SP
14.600-000

(16) 3818-2733 - WhatsApp

© 2016 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode