Dicas práticas para ajudar os filhos a ler e a escrever

21/12/2017 17:34

Na fase da alfabetização, é muito importante ter cuidado com a maneira de estimular as crianças. Na escola, uma metodologia muito especial é seguida: aprender brincando. Mas e em casa, como ajudar os filhos a ler e a escrever? “A criança responde mais rápido e de forma natural ao estímulo”, explica a coordenadora pedagógica de Educação Infantil do Colégio Positivo Ambiental de Curitiba, Hannyni Mesquita.

Veja algumas dicas práticas que preparamos para ajudar seus filhos a ler e a escrever com mais facilidade.

Conte histórias

Desafie seu filho a fazer perguntas e a falar sobre a história. Pergunte se ele pode adivinhar o que vai acontecer em seguida com os personagens ou as situações da trama. Estimule a associação com o seu dia a dia. “Veja este avião que legal… você se lembra do avião que vimos outro dia?”.

Faça com que a criança tenha acesso aos livros

Dessa forma, ela tem autonomia para “viajar” na história sempre que quiser. Não se importe se ela desenhar ou riscar algumas páginas; pelo contrário, pergunte qual história ela quis contar e se surpreenda com a resposta.

Filmes, gibis e teatro

Além dos livros, apresente outras formas de leitura que mexem com a imaginação e estimulam a criatividade.

No trânsito

Você pode escolher uma letra do alfabeto e, junto com a criança, procurar placas em que essa letra aparece no trajeto da escola até em casa, por exemplo.

Bilhetes

Escreva bilhetes simples e espalhe pela casa: “Eu te amo”; “Cuidado”; “Não se esqueça de lavar as mãos” são ideias que também podem ajudar na rotina.

Lista de atividades

Escreva as atividades do dia (acordar, tomar café, escovar os dentes, brincar) em uma cartolina e fixe-a na parede do quarto. Aos poucos, a criança começará a identificar as letras e a fazer associações com a forma como outras palavras são escritas.

Hábito de visitar bibliotecas e livrarias

Leve seus filhos para conhecer bibliotecas, leiam juntos e curtam o momento. Nas livrarias, quando possível, passem algum tempo observando as capas, escolhendo títulos para fazer uma leitura no próprio ambiente. Deixe que eles escolham seus livros favoritos, folheiem e, se possível, leve algum título para casa.