Enem: como ajudar os filhos a manter a calma na reta final

03/11/2017 16:04

Depois de tanto esforço e dedicação, é importante manter a calma na reta final para chegar preparado e concentrado no dia da prova do Enem. Saiba como.

 

Chegou a hora. Depois de longa trajetória, dias, noites e fins de semana dedicados ao estudo com o propósito de se preparar da melhor forma possível, é comum, e, por que não dizer compreensível, que jovens do 3º ano do Ensino Médio encarem a aproximação do Enem com bastante nervosismo. Diante disso, muitos pais acabam igualmente aflitos, sem saber de que forma devem agir para ajudar os filhos em um momento decisivo como esse. Mas é fundamental manter a calma na reta final.

A concentração é determinante para o bom desempenho. E para garantir o foco, nada melhor do que continuar com a mesma rotina nos dias que antecedem as provas: é preciso prosseguir estudando para se manter concentrado e focado, mas sem exageros. Afinal, o corpo e a mente também precisam de descanso – o que significa dormir bem, alimentar-se bem e se divertir também.

A pressão por um bom desempenho não ajuda

 

Nessa hora, alguns pais, por confusão, acham que para estar focado, o filho deve abrir mão de toda e qualquer atividade para mergulhar ainda mais nos estudos. Porém, o papel da família, nesse momento tão importante, é entender o que se passa com o filho e perceber que a pressão por um bom desempenho não ajuda – ao contrário, servirá para aumentar a ansiedade de todos. A melhor forma de participar é estar presente, próximo e atento, conversar e, inclusive, entender e relevar possíveis alterações de humor por parte dos estudantes.

Vocês já foram até o local da prova?

 

Ajudar seu filho a se distrair com uma conversa animada ou um passeio pode ser eficiente. Aliás, algo que ajuda a controlar a ansiedade no dia da prova é conhecer o local do exame. A dica, então, é acompanhá-lo, de preferência utilizando o mesmo meio de transporte que será usado na data da prova. Verifiquem juntos o trajeto, possíveis dificuldades pelo caminho e o tempo necessário para o deslocamento. Atraso é questão séria que não deve ocupar a mente e desgastar o jovem, mas precisa ser tratada com atenção.

Para a hora da prova, não existe uma regra única válida para todos os estudantes quando se trata de manter a calma para resolver as questões. Cada um deve ter consciência do que funciona melhor para si. Aos pais, cabe mostrar que confiam em seus filhos, dando a eles a segurança necessária para encararem o desafio

 

Voltar

 

  

 

Contato

Colégio Liceu Paulo Freire
Av. Felipe Chediack, n° 251 - Residencial São Jorge
São Joaquim da Barra/SP
14.600-000

(16) 3818-2733 - WhatsApp

© 2016 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode