Unesco libera pdf de 8 livros sobre História Geral da África para download

06/12/2018 00:00

 

O pouco que aprendemos na escola e na vida sobre a história do continente africano costuma se dar sob o ponto de vista eurocêntrico, com todos os preconceitos, intenções e manutenções subentendidos. Foi para corrigir esse imenso e trágico hiato que a Unesco realizou um de seus mais importantes projetos editoriais com a coleção História Geral da África. Dividida em oito volumes, indo da pré-história africana, passando pela África antiga e chegando aos tempos atuais, a coleção completa já foi publicada em árabe, inglês e francês – e agora está finalmente disponível em português.

Trata-se de um marco no processo de reconhecimento da importância cultural da África para o mundo, que “permite compreender o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações a partir de uma visão panorâmica, diacrônica e objetiva, obtida de dentro do continente”, como informa o texto de divulgação da Unesco.

 

 

Um aspecto fundamental da Coleção é a equipe reunida para a realização dessa tarefa hercúlea. Foram mais de 350 especialistas, advindos das mais diversas áreas de conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais – e o mais importante: dos quais, dois terços eram africanos. A África é, afinal, o berço da humanidade e, portanto, saber sua história é saber a nossa história.

A versão em português está disponível para download no site da Unesco.

 

Voltar

 

  

 

Contato

Colégio Liceu Paulo Freire
Av. Felipe Chediack, n° 251 - Residencial São Jorge
São Joaquim da Barra/SP
14.600-000

(16) 3818-2733 - WhatsApp

© 2016 Todos os direitos reservados.

Crie um site grátisWebnode